Programação


14/06 (Quinta-Feira)
Escola Estadual Padre Afonso Paschotte - Rua David Boscariol,15, Jardim Rosina – Mauá/SP

9h30 e 10h20 - Corporação Musical Lyra de Mauá (Mauá/SP)  A Corporação Musical Lyra de Mauá é o mais antigo e premiado bem cultural imaterial atuante em Mauá/SP, fundada em 1934, foi tombada como patrimônio histórico da cidade em 13 de Julho de 2010. Foi inúmeras vezes vencedora no Campeonato Nacional de Banda e Fanfarras. Entre as apresentações de destaque, representou o Brasil, em 1995 , no 1º Festival Internacional de Banda Fanfarras no Chile. 



14h40 e 15h30 - Bate Lata - Ponto de Cultura Raiz Brasileira (Diadema/SP)  O grupo de percussão formando por crianças e adolescentes se apresenta com latas e tambores de material reciclado e trabalha com a valorização da cultura popular e das batucadas.








07/07 (Sábado) 
Espaço de Artes Quartum Crescente - Travessa Rio de Contas, 269, Jardim Ipê, Mauá/SP

14h – Intervenção Artística “Muralismo” (Mauá/SP) – Será feito na fachada da Cia Quartum Crescente com a participação dos alunos e da artista plásticas Monica Ancapi. O Muralismo é a pintura executada sobre uma parede, é diferente de todas as outras formas da arte por estar profundamente vinculada à arquitetura, podendo explorar o caráter plano de uma parede ou criar o efeito de uma nova arte de espaço.

17h – Capoeira e Samba de Roda – Associação de Capoeira Filhos de Ghandi (Mauá/SP) Fundada em 1991, pelo Mestre Gildásio, emplacou em sua trajetória uma das mais expressivas histórias de capoeira no município de Mauá, tendo como objetivo difundir a cultura do negro e combater o preconceito. 




18h - Lançamento dos novos espetáculos da Cia Quartum Crescente e projetos Bate-papo sobre a produção e construção dos espetáculos com diretores, elenco e coordenadores.


18h30 – Samba de Terreiro de Mauá (Mauá/SP) Grupo composto de 15 amigos que se reúnem em prol da preservação e manutenção da cultura tradicional.








14/07 (Sábado) 
Rua São Felix, s/n.°, Jardim Ipê, Mauá/SP

Todo Canto da Cidade - Projeto da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, que busca abrir espaço na agenda cultural de Mauá para quem quiser representar qualquer linguagem artística individual ou em grupo. Conta com o suporte do Baú do Lazer (cama-elástica, parede de escalada, entre outros). Haverá também atividades esportivas, um bate-papo com música e viola e apresentações musicais.

13h – Núcleos Artísticos da Cia Quartum Crescente e convidados. Apresentação dos alunos dos Projetos Cortinas Abertas, Ponto de Cultura Entre Morros e convidados.


14h – Cortejo com Batuque Abayomi (Diadema/SP) O grupo Batuque Abayomi conta com um repertório variado de ritmos brasileiros como o maracatu, samba reggae, baião, funk entre outros, conta com bailarinas e cantoras, além de um figurino que retrata toda brasilidade com cores vivas e alegres.




                                                                  
15h – O Bicho que ajudou o Homem - Trupe Entre Morros Núcleo da Cia Quartum Crescente, e foi criado em 2009, com jovens de 13 a 16 anos participantes das oficinas dos projetos socioculturais desenvolvidos em sua sede. O Objetivo principal do Núcleo é de estimular as habilidades necessárias para a prática teatral. Este Núcleo já se apresentou No Dia Internacional da Exploração Sexual e Trabalho Infantil do Sindicato dos Bancários do Grande ABC, do II Seminário dos Pontinhos de Cultura do Estado de São Paulo em Jacareí, da II Teia dos Pontos de cultura do Estado de São Paulo, do Encontro da Cena de Mauá. Na Mostra Entre Morros apresenta “O Bicho que ajudou o homem” que narra à história de Titonho, um sertanejo pobre que, em troca da riqueza, vende sua alma ao diabo. Passando algum tempo, o diabo volta para cobrar o trato que só será quebrado se Titonho adivinhar a sua idade, e com a ajuda de sua criada Joana e de Lampião, livra sua alma do diabo.

16/08 (Quinta-Feira) 
Teatro Municipal de Mauá - Rua Gabriel Marques, 353, Vila Noêmia


11h – Vidas Secas - Grupo Artemis de Teatro (Mauá/SP) Iniciou suas investidas teatrais a partir do ano de 2000. Partindo do estudo do teatro grego criaram duas peças teatrais: “Hércules – a força de um mito” e “Troianas – O Espírito de Troia”, baseado na obra homônima de Eurípides. Este último participou do projeto Mapa Cultura Paulista em 2001/2002. O Grupo ainda encenou entre 2005 e 2007 outras obras, como o clássico “O Médico e o Monstro”, e se dedicou à montagem de musicais americanos. Em 2008 o grupo abriu uma nova sede e passou a se dedicar a estudos de contos populares dos autores Câmara Cascudo e Silvio Romero. Na Mostra Entre Morros apresenta o espetáculo “Vidas Secas” baseado na obra de Graciliano Ramos que mostra o sofrimento de uma família que vive em terra árida. Uma história da retirada de pessoas que lutam pela sobrevivência para fugir da fome e da seca, sonhando com uma vida melhor.

  
15h – O Bicho que ajudou o Homem - Trupe Entre Morros (Mauá/SP) Núcleo da Cia Quartum Crescente, e foi criado em 2009, com jovens de 13 a 16 anos participantes das oficinas dos projetos socioculturais desenvolvidos em sua sede. O Objetivo principal do Núcleo é de estimular as habilidades necessárias para a prática teatral. Este Núcleo já se apresentou No Dia Internacional da Exploração Sexual e Trabalho Infantil do Sindicato dos Bancários do Grande ABC, do II Seminário dos Pontinhos de Cultura do Estado de São Paulo em Jacareí, da II Teia dos Pontos de cultura do Estado de São Paulo, do Encontro da Cena de Mauá. Na Mostra Entre Morros apresenta “O Bicho que ajudou o homem” que narra à história de Titonho, um sertanejo pobre que, em troca da riqueza, vende sua alma ao diabo. Passando algum tempo, o diabo volta para cobrar o trato que só será quebrado se Titonho adivinhar a sua idade, e com a ajuda de sua criada Joana e de Lampião, livra sua alma do diabo.

19h20 – Hits Dance – Núcleo de Dança de Rua (Mauá/SP) O Núcleo de Dança de Rua da Cia Quartum Crescente iniciou sua pesquisa e aprimoramento em 2012, desde então o núcleo vem se especializando com profissionais da área. (Saguão do Teatro Municipal de Mauá).

19h30 – Cia Full Time de Dança de Rua (Mauá/SP) Grupo tradicional de dança de rua brasileira, que trabalha com jovens de todas as idades apresentando coreografias performáticas sempre com temas de ficção e efeitos especiais. Há 12 anos vem produzindo e criando coreografias, sendo considerada a melhor Cia de dança de Mauá, além de estar entre as melhores do Estado.



19h40 –Dança Flamenca - Cia Quartum Crescente (Mauá/SP) O primeiro contato da Cia Quartum Crescente com a arte flamenca, foi em 1999 e passou a ser também uma das linhas de pesquisa, incorporando os movimentos na rotina das peças e montagens devido à teatralidade da linguagem, pois a dança flamenca exige ritmo, concentração e força muscular. A Cia Quartum Crescente está em constante aperfeiçoamento estudando com profissionais renomados da arte flamenca no Brasil e na Espanha.  É o único grupo de dança Flamenca de Mauá/SP.


20h - Orquestra de Berimbaus do Morro do Querosene (São Paulo/SP) Formada por capoeiristas, músicos e pessoas da comunidade do Morro do Querosene, localizado no Butantã, São Paulo, SP, é modelo de inclusão social e sustentabilidade que valoriza a capoeira enquanto manifestação e patrimônio cultural brasileiro. Conta com mestres, contramestres e professores de capoeira, caracterizando interpretação própria e singular de ritmos brasileiros como o samba de roda, ijexá, congo-de-ouro, barravento, além de ladainhas, chulas e corridos, tudo com arranjos arrojados e inéditos de Mestre Dinho Nascimento.

23/08 (Quinta-Feira) 
Teatro Municipal de Mauá - Rua Gabriel Marques, 353, Vila Noêmia, Mauá/SP


11h –Tirando um Som da Garagem – Cia O Grito (São Paulo/SP) Propõe apresentar questões que provoquem a reflexão, sensibilização e conhecimento estético, tendo como tema os desafios de um grupo de jovens que busca a inserção profissional através da formação de uma banda de música. O processo de criação envolveu a colaboração de 105 jovens selecionados para participar do projeto e que frequentaram oficinas orientadas por artistas e convidados.


15h – O Vale Encantado - Ponto de Cultura Bola de Meia (São José dos Campos/SP A Cia Cultural Bola de Meia é um Ponto de Cultura pelo Estado de São Paulo com o “Projeto Arte em Qualquer Lugar”, que visa à formação artística e cultural para educadores e circulação de espetáculos artísticos e culturais na região do Vale do Paraíba Paulista, participa da 5ª Mostra Entre Morros com o espetáculo infantil “O Vale Encantado”. Esta troca de experiências e vivências de diferentes linguagens qualifica o fazer artístico e amplia o acesso aos bens culturais a toda a comunidade interessada.


19h20 – Hits Dance – Núcleo de Dança de Rua (Mauá/SP) O Núcleo de Dança de Rua da Cia Quartum Crescente iniciou sua pesquisa e aprimoramento em 2012, desde então o núcleo vem se especializando com profissionais da área. (Saguão do Teatro Municipal de Mauá).


19h30 – Cia Full Time de Dança de Rua (Mauá/SP) Grupo tradicional de dança de rua brasileira, que trabalha com jovens de todas as idades apresentando coreografias performáticas sempre com temos de ficção e efeitos especiais. Há 12 anos vem produzindo e criando coreografias, sendo considerada a melhor Cia de dança de Mauá, além de estar entre as melhores do estado.


19h40 –Dança Flamenca - Cia Quartum Crescente (Mauá/SP) O primeiro contato da Cia Quartum Crescente com a arte flamenca, foi em 1999 e passou a ser também uma das linhas de pesquisa, incorporando os movimentos na rotina das peças e montagens devido à teatralidade da linguagem, pois a dança flamenca exige ritmo, concentração e força muscular. A Cia Quartum Crescente está em constante aperfeiçoamento estudando com profissionais renomados da arte flamenca no Brasil e na Espanha.  .  É o único grupo de dança Flamenca de Mauá/SP.

20h – O Bicho que ajudou o Homem - Trupe Entre Morros Núcleo da Cia Quartum Crescente, e foi criado em 2009, com jovens de 13 a 16 anos participantes das oficinas dos projetos socioculturais desenvolvidos em sua sede. O Objetivo principal do Núcleo é de estimular as habilidades necessárias para a prática teatral. Este Núcleo já se apresentou No Dia Internacional da Exploração Sexual e Trabalho Infantil do Sindicato dos Bancários do Grande ABC, do II Seminário dos Pontinhos de Cultura do Estado de São Paulo em Jacareí, da II Teia dos Pontos de cultura do Estado de São Paulo, do Encontro da Cena de Mauá. Na Mostra Entre Morros apresenta “O Bicho que ajudou o homem” que narra à história de Titonho, um sertanejo pobre que, em troca da riqueza, vende sua alma ao diabo. Passando algum tempo, o diabo volta para cobrar o trato que só será quebrado se Titonho adivinhar a sua idade, e com a ajuda de sua criada Joana e de Lampião, livra sua alma do diabo.

22/08 (Quarta-Feira) 
Escola Estadual Jardim Oratório - Rua Recife, 336, Jardim Oratório, Mauá/SP

8h00 e 15h - Festival do Minuto - Desde 1991, o Festival do Minuto trabalha com a seleção de imagens em movimento – de amadores e profissionais – para o exercício da síntese em trabalhos com duração máxima de 60 segundos. O festival do Minuto foi o pioneiro no formato do Minuto no mundo e é hoje o maior festival de vídeos da América Latina, tendo inspirado a criação de Festivais do Minuto em mais de 50 países.  Nesses 21 anos de existência, o festival recebeu mais de 15 mil trabalhos provenientes de 40 países.

8h50 - Fórum “O que eu sonho para o meu bairro” Neste espaço as crianças e adolescentes irão discutir os seus sonhos, contará com a participação de autoridades e convidados para mediação dos debates.

9h30 e 16h - Oficinas Artísticas – A Cia Quartum Crescente irá realizar juntamente com seus colaboradores e parceiros diversas oficinas a fim de promover o acesso à arte e cultura na escola.

11h e 14h Os Três Porquinhos - Cia do Nó (São André/SP) Surgiu em 1999 para garantir pleno acesso à cultura na região do Grande ABC, com o desenvolvimento de três projetos “Pesquisa Teatral”, “Formação Artística e Humana” e “Difusão Cultural”. Na Mostra Entre Morros apresenta o conto original de “Os Três Porquinhos” segundo Joseph Jacobs. Quatro atores narram à história de uma mãe porca que propõe aos filhos buscar a própria sobrevivência e encontrar seu caminho. O primeiro e o segundo porquinho são envolvidos pela maldade do lobo, pois ainda não sabem aliar o dormir e o brincar à responsabilidade. O terceiro porco, que compreende a realidade, através de um caráter já formado, engana o lobo.


 15h50 e 20h – Documentário “A Cultura em luta pela Paz – CICAS” (São Paulo/SP) – O documentário de 72 minutos mostra parte da história do espaço CICAS e alguns dos grupos e indivíduos que contribuíram para fortalecer a resistência cultural nesse, e em outros locais que também sofrem ações de repressão por parte do poder público em diferentes momentos de suas existências.





Nenhum comentário:

Postar um comentário